Atividade Estruturada Educação Especial
ATIVIDADE ESTRUTURADA: PESQUISA E ANÁLISES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA
Graduanda:
Docente:
Relatório
O seguinte relatório visa atender os objetivos da disciplina Educação Especial do primeiro período do curso de Letras, habilitação em Inglês, da Universidade Estácio de Sá.
Objetivo: Refletir sobre o papel do educador e as barreiras físicas, atitudinais e comportamentais que a escola regular deve superar para a construção do projeto inclusivo de educação.
Pesquisa realizada na Escola Municipal Monteiro Lobato, no Município de Nova Iguaçu, localizado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.
Foi realizada entrevista com a professora das turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental cuja formação acadêmica é de Pós-Graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, habilitação em Educação Especial e atuação em Orientação Pedagógica.
Na visita à escola pode ser percebido que a mesma possui uma rampa de acessibilidade para alunos com deficiência física e utilizam cadeira de rodas.
As turmas regulares possuem muitos alunos surdos e com déficit auditivo e, durante as aulas, concomitante com o professor regular da disciplina ministrada há um segundo professor, formado em Libras, fazendo a ‘tradução’ da aula para estes alunos. Eles não são segregados dos outros alunos, fazendo parte da turma regular sem nenhuma espécie de atendimento especial.
Quanto aos alunos com algum déficit cognitivo, seu currículo sofre adaptações e sua avaliação não é feita através de provas e sim de relatórios onde os professores relatam os avanços ou não e os mesmos podem ficar retidos na mesma turma caso não tenham avançado o suficiente para o próximo ano.
Os professores da escola não são especialistas, mas contam com a ajuda dos orientadores pedagógicos e educacionais, além da ajuda do itinerante que é um representante da Secretaria de Educação que vai diariamente à escola para acompanhar o desenvolvimento dos alunos