Morfologia dos Platelmintos
Acelomados e Pseudocelomados
Prof.: Carlos Pedreira
Curso: Biologia
Morfologia dos Platelmintos
Aluna: Vivianne Almeida Martins
Matrícula: 20132103338
Turma: 1BIO33A
Data de Entrega: 05/06/2014
Morfologia dos Platelmintos
O filo Platyhelminthes é considerado o terceiro filo na escala evolutiva, porém o primeiro de animais triblásticos, ou seja, esses animais já desenvolvem os três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme. Ainda não desenvolvem o celoma, portanto são animais triblásticos acelomados.
Sua epiderme é uniestratificada (formada por uma única camada ‘estrato’ de células), normalmente é caracterizada por ser glandular e ciliada, abaixo há duas camadas de músculos, sendo a primeira, músculos circulares e a segunda, músculos longitudinais. O nome desse conjunto muscular chama-se tubo músculo-dermático. As espécies parasitas apresentam uma cutícula de proteção e, em alguns casos, ventosas para fixação.
O nome “platelminto” deriva do formato de seu corpo, onde “platýs” é chato e “helminthos” é verme, isto é, verme de corpo achatado, um animal se caracteriza verme, pois tem o corpo muito mais longo do que largo e possui uma largura relativamente uniforme. Seu corpo pode ou não possuir segmentação.
Os platelmintos em comparação aos outros filos atrás, passam a apresentar uma simetria bilateral ao invés da simetria radial, ou seja, estes animais possuem uma diferenciação de uma região anterior com cefalização e cabeça e possuem duas superfícies uma dorsal e outra ventral.
Preenchendo todos os espaços entre as camadas musculares e o tubo digestivo vai haver o parênquima que impede que haja uma cavidade corpórea que seria um celoma ou pseudoceloma.
Este filo, como em Cnidários, ainda possui o trato digestório incompleto, os animais possuem boca, há uma cavidade digestiva em que o intestino é bastante ramificado e gastrovascular, mas não possui ânus, de modo