Limagem
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
JOSÉ GUILHERME LUCAS
MATHEUS SCALVI
Chapecó, 12 de maio de 2014.
JOSÉ GUILHERME LUCAS
Matheus Scalvi
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Trabalho apresentado às Unidades Curriculares do módulo básico do curso Técnico em mecânica como requisito parcial para aprovação.
Chapecó, 12 de maio de 2014.
RESUMO
É redigido depois que todo o restante do trabalho estiver pronto. Proporciona ao leitor uma visão geral e sintetizada do trabalho.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Falar sobre o trabalho, abordar a temática, a importância de se pesquisar sobre o tema. Também é muito importante colocar o objetivo do trabalho. Espera-se no mínimo, três parágrafos de introdução.
Obs.: Não utilizar primeira pessoa (Ex. meu trabalho), e sim o impessoal, ou seja, este trabalho.
Torneamento Torneamento é a combinação de dois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta. Em algumas aplicações, a peça pode ser estacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente o princípio é o mesmo. O movimento de avanço da ferramenta pode ser ao longo da peça, o que significa que o diâmetro da peça será torneado para um tamanho menor. Alternativamente a ferramenta pode avançar em direção ao centro, para o final da peça, o que significa que a peça será faceada. Frequentemente, são combinações dessas duas direções, resultando em superfícies cônicas ou curvas, com as quais as unidades de controle dos tornos CNC atuais podem lidar por meio de muitas possibilidades de programas. O torneamento pode ser decomposto em diversos cortes básicos para a seleção de tipos de