Limagem
Acabar e retocar peças trabalhadas previamente em máquinas. Adaptar duas ou mais peças que devem trabalhar uma dentro da outra.
Todo trabalho de ajuste costuma ser bastante complexo, quer dizer, que para realizá-lo, completamente, deve ser executada uma série sucessiva e ordenada de operações simples, ou elementares chamados: limagem, traçados, corte, furação, serrar, rosqueamento, esmerilhamento, etc.
A lima é uma ferramenta geralmente fabricada com aço-carbono temperado e cujas faces apresentam dentes cortantes chamados de picado.
Para que as limas tenham uma durabilidade maior, é necessário ter alguns cuidados:
Usar as limas novas para limar metais mais macios como latão e bronze. Quando ela perder â eficiência para o corte desses materiais, usá-la para trabalhar ferro fundido que é mais duro.
Usar primeiramente um dos lados. Passe para o segundo lado somente quando o primeiro já estiver gasto.
Não limar peças mais duras do que o material com o qual a lima foi fabricada.
Usar lima de tamanho compatível com o da peça a ser limada.
Quanto mais nova a lima, menor deve ser a pressão sobre ela durante o trabalho.
As limas devem ser guardadas em suportes de madeira em locais protegidos contra a umidade. Existe ainda um grupo especial de limas pequenas, inteiras de aço, chamadas de limas- agulha. Elas são usadas em trabalhos especiais como, por exemplo, para a limagem de furos de pequeno diâmetro, construção de ranhuras e acabamento de cantos vivos e outras superfícies de pequenas dimensões nas quais se requer rigorosa exatidão.
O comprimento total das limas-agulha varia entre 120 e 160 mm e o comprimento da parte com picado pode ser de 40, 60 e 80 mm.
Quanto ao picado e ao formato elas são