Limagem
Movimento continuo ou alternativo num processo de usinagem, destinado à obtenção de superfície planas, curvas, rebaixos e furos em concordância ou não com o auxilio de limas. A limagem acontece juntamente com o movimento alternativo de ida sob pressão considerada. Na volta, provoca-se, paralelamente, avanços laterais e de recuo mútuo, já com leve pressão
Pode-se afirmar, na linguagem de um leigo, que existem tipos diferentes de lima:
1) para superfície curva ou convexa;
2) para limar uma superfície curva ou côncava;
3) para lima ruma quina; para limar uma ranhura em entalhe ou um orifício quadrado ou redondo, etc.
Critério para a escolha da ferramenta
Classe de metal ou material que se usina, formato, dureza do objeto ou da peça que sevai limar, à colocação, tamanho e acabamento da superfície, canto ou entalhe, ranhura ou orifício que se quer limar. A quantidade de metal que se deve ser rebaixada, assim como ao espaço de tempo disponível para removê-lo, o grau de precisão requerido. Todas estas condições estão intimamente relacionadas ao tipo, tamanho, material da ferramenta, picado da lima, grau de corte e condições de usinagem. O conjunto das irregularidades microgeométrica (rugosidade) esta muito entranhado na operação do ajustador. O ajustador não pode se prender apenas à tarefa de atingir uma medida (tolerância dimensional) e uma forma exigida pelo projeto. A qualidade de rugosidade de uma superfície deve ser considerada, levando em conta vários requisitos como: preço, vida útil, aspecto visual da superfície. O ajustador, levando em conta as exigências do projeto, fará a escolha da lima tomando com base a classificação:
Bastarda
- para acabamento de desbastes;
Bastardinha
- para aplainamento; Murça
- para acabamento liso.
Condições de limagem
As condições de usinagem, no entanto devem ser a primeira orientação para maior desempenho da usinagem que subdividimos em:
Peça parada e a lima se movimentam:
Todas as