processo seletivo
Em geral um processo começa na definição do perfil da vaga, essa fase é feita entre o departamento de Recursos Humanos e o requisitante da vaga, juntos vão definir as características e habilidades que são fundamentais para aquele profissional que estão buscando, ou seja, no momento do alinhamento são definidas todas as características técnicas e comportamentais que buscam no novo profissional.
A partir da captação dos currículos, inicia-se a triagem deste material. A triagem é a análise dos currículos, nesta fase o profissional de seleção vai avaliar as exigências da vaga com as informações descritas no currículo. Nesta etapa verifica-se a formação escolar, experiência anterior do candidato, cursos, conhecimento de outro idioma e outras. Desta triagem são selecionados os primeiros os candidatos que irão participar da próxima etapa, geralmente a entrevista.
Durante o processo algumas técnicas podem ser utilizadas para aprimorar a seleção: dinâmica de grupo, provas situacionais, provas especificas e avaliação psicológica. Todas essas técnicas são aplicadas pelo selecionador para avaliar as habilidades buscadas no candidato.
A entrevista tem o objetivo de aprofundar as informações do currículo e entender as aspirações do candidato, pode ser feita com o RH da própria empresa ou de uma empresa de seleção e recrutamento contratado para tal. O próximo passo é uma entrevista com o requisitante da vaga e líder direto do selecionado. Não é incomum que o processo tenha mais de 03 fases somente de entrevista, como dissemos o fluxo do processo seletivo é definido pela empresa baseando-se em sua política de RH.
Desenvolvimento
O processo seletivo não se aplica somente a seleção de candidatos para um determinado emprego, ele se expande para questões acadêmicas como escolas, universidades e cursos públicos. De certa forma o processo seletivo tem seu “lado bom” e seu “lado ruim”, agora oque pertence ao “lado bom” o candidato que tenha todos os requisitos básicos