Processo, que processo? Gestão por processo uma visão para o sucesso empresarial
Gestão por processo: uma visão para o sucesso empresarial
José Ernesto Lima Gonçalves
Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV e consultor.
O texto Processo, que Processo? Nos traz as principais diferenças entre as organizações tradicionais que gere seus negócios com uma visão voltada para sua própria realidade interna e as empresas que utilizam a gestão por processos, seus estágios e vantagens da gestão por processos sobre modelos tradicionais.
As empresas são heranças da revolução inglesa e foi reformada durante o surto industrial americano no início do século, suas estruturas mantiveram-se basicamente a mesma durante várias décadas e de acordo com vários pressupostos este tipo de organização estão superadas. Muitas empresas estão se estruturando por processos no esforço para mudar de patamar em termos de desempenho empresarial, de atendimento aos seus clientes e de resultados para seus acionistas e se tornarem empresas com mais eficiência na obtenção do seu produto ou serviço, como, por exemplo, a IBM, HP e a Texas Instruments.
Para se tornar possível a mudança de organização por tarefa para uma organização orientada por processos as empresas precisam ter um claro entendimento de como funciona a gestão por processos, porém muitas empresas não tem esse entendimento e noção clara dos passos a seguir e ao procurar se organizar por processos essas empresas percebem que precisam estar preparadas para uma nova maneira de fazer negócios e que precisam ser redesenhadas para poder funcionar por processos e ter sucesso. Para organizar as empresas por processo de negócio, é preciso colocar o foco no cliente externo, uma vez que os processos começa e termina nele. Começa com o entendimento exato do que o cliente externo deseja e termina com o cliente externo adquirindo o que ele precisa e deseja de um negócio. O objetivo da gestão por processo é oferecer para seus clientes mais