Jogos criativos
A criatividade e sua relação nos processos de ensino e aprendizagem é uma das saídas viáveis para uma maior integração entre as áreas afins e para desenvolver valências esquecidas na aprendizagem.
O principal instrumento da criatividade é a inter-relação (relação criadora entre pessoas de objetivos comuns, emanando uma mensagem que é recebida voluntariamente pelos participantes do grupo). Essa ação imaginativa/criativa é recebida naturalmente pelo cérebro, valorizando a curiosidade natural do processo de descoberta e aprendizagem, ajudando o educando a encontrar-se, realizar-se.
Através dos jogos criativos e interativos, o aluno tem seu mais espontâneo meio de expressão, estimulando uma reformulação de ideias (consciente e inconsciente), possibilitando novas atitudes, comportamentos e ações na resolução de problemas cotidianos. Ao trabalharmos a criatividade, estimulando a curiosidade pelos jogos e vivências, também se incentiva o interesse peolo conhecimento de outras disciplinas, a coordenação entre mente, expressão e corpo, desenvolvendo o indivíduo total, dentro da escola e fora dela.
Os jogos criativos podem facilitar a adaptação as contigências da atual sociedade de mudanças tão rápidas. Eles são um meio para aplicarmos um trabalho coletivo que tem como idéia básica e compreensão de si, do mundo e de seu papel social, além de ampliar sua capacidade cognitiva.
As técnicas de jogos criativos, adaptadas ao ensino, levam professores e alunos, a compreender e aceitar formas e padroes de comportamento pessoal e social ( aceitar o diferente); a ter auto confiança e sentir-se seguro em quaisquer situações, a resolver novas situações, aplicando conhecimentos e habilidades ja adquiridas e a analisar e avaliar seu comportamento indivíduo de um grupo, quer recebendo aprovação ou reprovação.
As atividades e jogos criativos são umas das saídas viavéis para uma maior integração entre as áreas afins e para desenvolver valências esquecidas na