Jogo criativo
INTRODUÇÃO
Definir um conceito de criatividade é uma tarefa difícil e complexa. Inventores, cientistas, artistas e atletas raramente sabem de onde surgem suas ideias, muitos acreditam que estas provem da intuiçao, ou à veem como um dom inato ou como uma inspiraçao divina, outros ainda acreditam que esta é transmitida por fatores hereditarios.
Existem diversas definiçoes e estudos na area da criatividade, no entanto nem sempre hà acordo quanto ao sinificado do termo, nem um concenso sobre sua origem. Muitos, até mesmo, supoem que nao exista uma teoria da criatividade, justamente por esta ser imprevisivel, excluindo assim qualquer explicaçao sistematica, seja ela cientifica ou historica (BODEN, 1999, p.81). Porem, a criatividade abrange muitas areas, e nao se pode negar que exista de fato uma psicologia da criatividade importante em todas as esferas da vida humana para o dominio de tarefas.
No presente trabalho usaremos os fatores intrapsiquicos e de ordem sociocultural como influencias para a formaçao da pessoa criativa. Os fatores intrapsiquicos sao aqueles ligados à estilos de pensamento, caracteristicas de personalidade, valores e motivaçoes pessoais e os fatores de ordem social que sao os valores e normas estabelecidas socialmente. Esses fatores sao relacionados à aspectos como a inteligencia, o conhecimento, os estilos cognitivos, a personalidade, a motivaçao e o contexto ambiental. (LUBART, 2007. p.17).
O interesse da Educaçao Fisica pelo desenvolvimento do pensamento criador e do processo criativo é relativamente recente. É sabido que todo ser humano apresenta um certo grau de habilidades criativas, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas através da pratica e treino. Porém, na grande maioria das pessoas, o desenvolvimento e expressao destas habilidades é bloqueado e/ou inibido. Neste cenario, usaremos como proposta para