Processo provisao
1.1 MERCADO DE TRABALHO
É constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações, em determinado lugar e em determinada época. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego.
Como pontos de referência, tomamos abaixo as três possíveis situações do mercado de trabalho:
Oferta equivalente à procura: situação de relativo equilíbrio entre o volume de ofertas de emprego e o volume de candidatos para preenchê-las, ou seja, de procuras de emprego.
Oferta maior do que a procura: situação em que ocorre acentuada disponibilidade de emprego: há excesso de ofertas de emprego por parte das organizações e escassez de candidatos para preenchê-las.
• Oferta menor do que a procura: situação em que há pouquíssima disponibilidade de ofertas de empregos por parte das organizações; há escassez de ofertas de emprego e excesso de candidatos para preenchê-las.
O mercado de recursos humanos - Há um contínuo intercâmbio entre o mercado de recursos humanos e o mercado de trabalho. Ambos interagem reciprocamente e estão sob contínua e mútua influência, como indicados na ilustração.
1.2 MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
É constituído pelo conjunto de indivíduos aptos no em determinado lugar e em determinada época. É basicamente definido pela a população que tem condições de trabalhar e/ou está trabalhando, isto é, pelo conjunto de pessoas empregadas (mercado de RH aplicado) ou desempregadas (mercado de RH disponível) e aptas ao trabalho.
Até certo ponto, o mercado de recursos humanos está parcial ou totalmente contido no mercado de trabalho.
1.3 ROTATIVIDADE DE PESSOAL
É a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente; em outras palavras, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente é definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização.
De modo geral, o planejamento de pessoal depende de:
• necessidades da organização quanto aos seus