Ascarel
ASCAREL
Disciplina: Ciências do Ambiente
Prof. Hermann
Aluno:Leonardo Rocha Domingues da Silva
Matr.: 002210646
ÍNDICE
1. Introdução 03
2. Riscos e Toxicologia 04
3. A poluição a “Frio e a Quente” dos PCB`s 05
4. Proibição 05
5. Manuseio e Armazenagem 06
6. Reciclagem de Transformadores Contendo PCBs 09
7. Descarte 09
8. Bibliografia 10
Introdução
Na década de 80, quando a população brasileira dava as primeiras demonstrações de conscientização e percepção ecológica, especialistas em meio ambiente e órgãos governamentais denunciaram a periculosidade de uma substância química muito utilizada, desde os anos 30, como fluído isolante de eletricidade em transformadores e capacitores elétricos: o ascarel. Em 1981 a legislação brasileira proibiu a fabricação de equipamentos que utilizassem essa substância, denominada cientificamente de Bifelinas Policloradas (PCB), ainda que, pela mesma lei, se permitisse a utilização dos equipamentos já existentes até o final de sua vida útil – período médio de 40 anos Bifenila Policlorada ou PCB é o nome dado à família de compostos organo-clorados sintéticos constituídos de radicais bifenila, onde dois ou mais átomos de hidrogênio são substituídos por átomos de cloro.
Os PCBs possuem propriedades que os tornam de extrema utilidade em uma vasta faixa de aplicações. Dentre as principais propriedades podemos citar:
• Elevada estabilidade térmica e química;
• Baixa solubilidade na água;
• Miscibilidade em solventes orgânicos;
• Elevada constante dielétrica;
• Virtualmente incombustíveis. Resistem ao aquecimento prolongado a 150oC e só cecompoõem-se em torno de 950oC;
• Alta temperatura de ebulição (278 a 415oC);
• Resistência elevada à oxidação.
Em virtude destas propriedades, principalmente devido á sua estabilidade química, resistência a temperatura elevada e alta