Gestão da qualidade
“Uma renomada empresa de Tecnologia da Informação desenvolveu um software para automatização de vários processos realizados manualmente por seu Cliente. A empresa entregou o software denominado SFT-123, 14 meses após o prazo acordado com o comprador. Esse Sistema é composto por aplicativos que podem ser acessados via Internet e utilizam um Serviço Web através do qual todas as informações digitadas são armazenadas na Base de Dados. Durante o período de homologação do referido Sistema, os usuários identificaram inúmeros problemas referentes ao layout das telas desenvolvidas, erros de codificação e definição do negócio propriamente dito.”
Custos de exceder requerimentos : Pelo fato do projeto ultrapassar o prazo limite em 14 meses, utiliza-se esse custo para o cálculo do atraso da entrega do software para o cliente.
Custo de falhas internas: Todos aqueles incorridos devido a algum erro do processo produtivo. Nesse caso, são eles:
Problemas de layout, provavelmente de usabilidade do sistema
Erros de codificação
Falha no levantamento dos requisitos do negócio com os envolvidos no projeto Custos de oportunidade : Decorrentes da perca de mercado devido à:
Não cumprimento do prazo de entrega
Produtos de baixa qualidade, que apresentaram falhas logo no início do projeto
Usando o CICLO PDA e o Diagrama de causa e efeito
Diagrama de Causa e efeito
Ações corretivas Layout Reestruturação dos campos utilizando metodologias de templates Utilização de componentes leves e metodologia tableless Comunicação com os stakeholders Criação de uma gestão de cumprimento de requisição, para lidar com as requisições de serviço dos usuários Criação de uma gestão de mudança para validar qualquer alteração feita nos requisitos do negócio, entre outras atividades como: acordo entre as partes interessadas, controle de mudanças, controle de testes e implantação ,