Processo Politico Educacional
A avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos que de alguma maneira estão comprometidos com atos e práticas educativas. Sendo assim, os atos de avaliar e examinar no âmbito escolar, estão sendo confundidos ao ponto de serem praticados exames com denominação de avaliação.
Para se entender qual a diferença entre examinar e avaliar é necessário comparar e verificar suas diferenças a partir dos vídeos vistos em sala de aula sobre a “Avaliação da Aprendizagem” segundo Cipriano Luckesi e Celso Antunes.
Para Luckesi a avaliação funciona do mesmo jeito para todos os setores da sociedade como em empresas, política, escolas e enfim, tendo como objetivo obter um resultado satisfatório daquilo que se foi proposto. No caso da avaliação da aprendizagem não é diferente, procura-se diagnosticar com a avaliação o aprendizado que esta ocorrendo tendo assim um resultado satisfatório.
Nas escolas de hoje é um equivoco dizer que se trabalha com avaliação, mesmo havendo na maioria das escolas um sistema de avaliação, um boletim escolar, o dia de avaliação e os instrumentos dela, na verdade o que se faz é examinar. Chama-se avaliação e se pratica exame.
Desta maneira é necessário estabelecer as diferenças de examinar e avaliar. Para Luckesi examinar consiste em três características básicas: é pontual, o que significa que só interessa o que está acontecendo no momento da prova, exemplo disto, é o vestibular; é classificatório, identificando assim quem é aprovado ou reprovado; é seletivo/excludente, seleciona quem entra e quem sai das universidades através do vestibular. Já avaliar para ele consiste nas três características opostas de se examinar. Para ele avaliação não é pontual, ou seja, tudo é levado em consideração o antes o durante e o depois do processo de aprendizagem; é dinâmica, diagnostica o que esta acontecendo para que se possa melhorar depois; e ela inclui quem ainda não tem o conhecimento para poder estar adquirindo