EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS: ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
Brena Tavares Andrade Universidade Federal do Amazonas – UFAMC brena.andrade13@hotmail.com
Jean Claude da Silva Gonçalves Universidade Federal do Amazonas – UFAM jean_gonzalles@outlook.com
Kamile Oliveira Gadelha Universidade Federal do Amazonas – UFAM kamilegadelhalf@gmail.com
Sandréia Pantoja Lobato Universidade Federal do Amazonas – UFAM sandy.psilobato@gmail.com
Palavras chaves: Centro Infantil; Projeto político pedagógico; Educação inclusiva.
Educação Inclusiva no Município de Parintins: analise do Projeto Político Pedagógico
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do Projeto Político Pedagógico e tem como eixo estabelecer uma temática sobre a Educação Inclusiva e o papel da escola como mediadora das ações que desenvolvem práticas no contexto escolar, envolvendo toda a comunidade. A educação inclusiva assume um papel relevante dentro das perspectivas de atender as crescentes exigências de uma sociedade em processo de renovação, que só será alcançada quando as pessoas, indiscriminadamente, obtiverem acesso à informação e ao conhecimento que a inclusão escolar, tem como compromisso a formação da cidadania a partir de uma escola com qualidade para todos.
Daí a escolha deste tema, dar-se em função de o Projeto Político Pedagógico ser uma das grandes ferramentas que os gestores possuem para melhorar as politicas educacionais de suas escolas, e buscar junto à comunidade escolar os resultados pretendidos que possa alcançar uma inclusão de fato.
O problema a ser abordado será de como a construção do Projeto Político Pedagógico pode auxiliar a escola a se organizar para favorecer a inclusão de cada aluno. Pois conforme a Constituição Federal (1988), no art. 205, “A educação é direito de todos”. Portanto a educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem conhecimentos segundo suas capacidades,