PROCESSO OPERACIONAL PADRÃO
O processo operacional de padronização é documentar como uma organização alcança seus objetivos, através da execução de suas tarefas. Tornando cada processo previsível, tendo uma menor variação nos resultados das atividades realizadas.
Para se iniciar a padronização, precisa-se, determinar os processos relacionados com o objetivo da empresa, treinar os responsáveis pela condução do processo, elaborar os procedimentos, definir a formatação dos documentos e da sistemática de controle, estabelecer metas com um cronograma de implementação e avaliação de resultados, verificando a aplicabilidade dos procedimentos e fazer uso de um fluxograma. Que é uma forma de representar por meio de símbolos gráficos, a sequência dos passos de um trabalho, descrevendo de forma precisa o fluxo de um processo, bem como, permitindo a sua análise e redesenho.
A documentação na forma de procedimentos operacionais é importante na implantação de um Sistema de Qualidade, sendo ele bem estruturado pode significar tranquilidade para empresa, até mesmo em um processo de certificação. E se colocado como importante para a organização, pode em pouco tempo produzir resultados satisfatórios e trazer lucro.
Resultado do Processo Operacional de Padronização
Setor Administrativo:
A padronização do trabalho na área administrativa permite a subdivisão dos processos em elementos simples, facilitando a sua análise, permitindo identificar falhas nas distribuições dos encargos, formulários inadequados, processamentos incoerente e outros aspectos do ambiente administrativo.
Ela tem trago grandes benefícios, como o conhecimento das entradas e saídas de um processo, quem é o responsável por cada atividade, os principais momentos de decisão, os recursos envolvidos, o volume de trabalho, os atrasos e gargalos do processo, os pontos fracos e fortes, identifica os desperdícios e possibilita uma visão ampla.
Tendo como