Controle operacional
O Controle utilizado no nível operacional, ou simplesmente controle operacional, é o subsistema de controle realizado no nível de execução das operações.
Controle como um processo cibernético
No nível operacional, o processo de controle se assemelha mais a um processo cibernético. Muito embora nos níveis institucional e intermediário da empresa o controle também possa ser comparado a um processo cibernético, é no nível operacional que essa semelhança se torna mais facilmente perceptível.
Fases do controle operacional
O controle operacional – da mesma forma que ocorre com o controle estratégico e com o controle tático – e um processo composto de quatro etapas:
1. Estabelecimento de Padrões:
2. Avaliação de desempenho:
3. Comparação do desempenho com o padrão:
A comparação di resultado ou do desempenho em relação ao padrão pode resultar em três possibilidades:
• Conformidade ou aceitação
• Aceitação
• Rejeição
4. Ação corretiva:
Ação corretiva
Ação corretiva é a função básica do controle pela qual as providencias são tomadas para eliminar as variâncias significativas entre o desempenho atual e o desempenho planejado.
Ação disciplinar
No nível operacional, uma boa parte das ações corretivas é realizada sobre pessoas ou sobre o desempenho de pessoas: é a chamada ação disciplinar. A ação disciplinar – para ser eficaz – deve ter as seguintes características:
1. Deve ser esperada:
2. Deve ser impessoal:
3. Deve ser imediata:
4. Deve ser consistente:
5. Deve ser limitada ao propósito:
Tipo de controles operacionais
Existe uma ampla variedade de tipos de controles operacionais. Alguns deles ganham maior importância dependendo das características das operações e tarefas da empresa, unidade organizacional ou departamento.
Custo-padrão
Em geral, as empresas utilizam o custo-padrão para elaborar seus orçamentos de produção ou fabricação no