Controle estratégico operacional.
Dedicamos este trabalho primeiramente a Jeová por ter nos dado força para realiza-lo, sem ele não sei o que seria deste trabalho, Jeová temos sido muito mas muito protegidos por Ti e o que temos feito para agradecer é pouco por tudo que tens feito por nós.
Dedicamos também este trabalho ao nosso professor dr.João Chimpolo por ser um professor excelente, sabendo transmitir com segurança todo o que sabe e não só, mostra-nos como a vida cá fora é sem tabus. E as nossas famílias, amigos e colegas.
Agradecimentos
Agradecemos primeiramente a Deus pelo fôlego de vida, pela saúde e a disposição para realizarmos o trabalho. Agradecemos também o nosso professor Mestre João Maria Chimpolo, por nos ter mandado elaborar o referido trabalho, que por sua vez veio a enriquecer, ampliar, tornar vastos os nossos conhecimentos acerca do tema: Controle estratégico operacional.
Não poderíamos deixar de agradecer aos nossos colegas e amigos, pela força e o encorajamento para a materialização do trabalho.
Introdução
O nosso trabalho abordará sobre o Controle estratégico operacional, Controle: é uma função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de subordinados para assegurar que os objectivos e metas da empresa sejam atingidos, e os planos formulados para alcançá-los sejam realizados. Controlar abrange acompanhar ou medir alguma coisa, comparar resultados obtidos com o previsto e tomar as medidas correctivas cabíveis, ou de outra forma, compreende a medida do desempenho em comparação com os objectivos e metas predeterminados, inclui a colecta e a análise de fatos e dados relevantes, análise das causas de eventuais desvios, as medidas correctiva.
Controle é o processo de produzir e usar informações para tomar decisões, sobre a execução de actividades e sobre seus objectivos. O processo de controle aplica-se a toda a organização. Todos os