Or Amento Empresarial E Suas Rela Es Com O Planejamento Estrat Gico
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE NOVA PRATA
DISCIPLINA: CONTABILIDADE ORÇAMENTÁRIA
PROFESSOR: CINTIA MELARA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL E SUAS RELAÇÕES COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Magali Cristina Fossatti
NOVA PRATA
2015
Orçamento Empresarial e suas Relações com o Planejamento Estratégico
O orçamento, por ser uma das poucas ferramentas capazes de integrar um conjunto de atividades em um único planejamento, possui diversas aplicações nas organizações. Entre elas pode suportar a administração por metas, suportar a avaliação de desempenho, servir como meio de comunicação a todos os níveis organizacionais sobre as metas estabelecidas e auxiliar no monitoramento periódico sobre o atingimento das metas definidas.
Considerando as aplicações e benefícios que o orçamento representa na gestão empresarial, e ainda a sua relação com o planejamento estratégico, pode-se inferir que o orçamento é uma ferramenta presente em todo o ciclo administrativo. A origem histórica do conceito de estratégia pode ser situada na pré-história, mais precisamente na arte militar. Mas a ligação do uso da estratégia no meio empresarial iniciou em 1948 definida como a estratégia como um conjunto de diretrizes para orientação da administração para a tomada de decisões, padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequências de ações da organização em um todo coeso. Uma estratégia bem definida deve ser capaz de organizar e alocar recursos em objetivos únicos, baseando-se nas competências da empresa e nas suas deficiências internas, além das mudanças do ambiente e das ações dos concorrentes.
O planejamento estratégico, como um processo sistemático das organizações, surge em meados dos anos 1970, sendo uma evolução do planejamento empresarial. A estratégia como um plano é definida como um curso de ação conscientemente engendrado, uma diretriz ou um conjunto de diretrizes, para lidar com uma determinada situação. São os objetivos, propósitos ou metas que