Controle Estratégico, Tático e Operacional
1. Introdução
O presente trabalho tem como objecto de pesquisa o conflito nas organizações e antes de tudo devemos entender o que é conflito, que sob a óptica do antigo paradigma, nada mais é que percepções e interpretações divergentes das partes sobre um determinado assunto. É sempre visto como algo negativo, um rompimento, um fim. Pela nova ordem sistémica, o conflito é um meio, uma oportunidade de reconstrução de realidades e motor gerador de energia criativa.
2. CONFLITOS NAS ORGANIZACOES Os conflitos existem desde o início da humanidade, o mesmo é fonte de ideias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo em algumas das vezes, quando positivo permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores, ou seja, em certos momentos e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário, caso não queira entrar num processo de estagnação. Assim os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reacções. TRINDADE (2003. Pag: 37)
Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objectos, documentos e informações. TRINDADE (2003. Pag: 37)
Em Administração a organização tem dois sentidos:
2.1. Grupo de indivíduos associados com um objectivo comum. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas.
2.2. Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho. organizar é o processo de reunir recursos físicos e humanos essenciais à consecução dos objectivos de uma empresa. Segundo TRINDADE (2003. Pag: 37)
A estrutura de uma organização é representada através do seu organograma. uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Por