Metro dri
1 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Planejamento de material.
Vários fatores influenciam os preços de todo o tipo de mercadoria: variações do índice geral de preços (inflação e deflação), variação de mercado de um produto específico, tabelamento imposto pelo governo, custos de armazenagem, etc. Porém, cada vez mais necessitamos de ferramentas ou um sistema de planejamento de materiais, visando redução dos custos e maximização dos lucros sem que ocorram situações que prejudiquem a rotina produtiva ou operacional da empresa. Já na década de 60 as empresas utilizavam o sistema de planejamento de material – MRP ( Material Requirements Planning ) para se calcular a quantidade necessária de materiais para a produção de um determinado tipo de produto e em que momento adquirir, objetivando o cumprimento de entregas de produtos sempre com o mínimo de estoque necessário. Ao longo do tempo o processo de planejamento do MRP, evoluiu, como todo processo pela melhoria continua das organizações, de modo a satisfazer as necessidades e atendimentos da evolução tecnológica. Várias soluções surgem ao longo do tempo, agregando todas as situações que envolvam além das previsões de vendas ( demandas), o cumprimento dos pedidos e a disponibilidade de materiais, como forma de estabelecer com antecedência a melhor estratégia de produção ou compra com o menor investimento possível;
CONCEITO DE ESTOQUE: Compõe todos os itens de materiais armazenados pela empresa, podendo um ou mais produtos estar armazenados em ambientes separados, como forma de atender a logística de distribuição interna dentro de um processo produtivo.
MATERIAIS: Refere-se a um determinado item de produto ou, conforme o volume, cria-se uma “família” para os itens de materiais, objetivando o controle mais preciso de cada um.
CONSUMO: Considerando o processo produtivo de uma indústria, consumo é quando da baixa no estoque