Organização de estoque
Definição
O princípio do Just in Time (JIT) é eliminar fontes de fabricação de desperdícios adquirindo a quantidade certa de matérias-primas e produzindo somente o que é necessário e somente quando for necessário.
Objetivo
• Aumentar a habilidade de organização para competir com os concorrentes e permanecer competitivo por todo o tempo. • Aumentar a eficiência através do aumento da produtividade e diminuição de custo. • Redução de materiais desperdiçados, tempo e esforço. Isso pode ajudar a reduzir os custos.
Princípio de funcionamento
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
O conceito de just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.
Vantagens
• Redução de estoques: não é necessário disponibilizar um espaço e recursos humanos para tratar dos aprovisionamentos. • Redução de tempo: o mesmo nível de produção pode ser atingido em menos tempo, o que evita horas extraordinárias e/ou aumentar a produção face a um aumento pontual da procura. • Aumento da qualidade: evitam-se custos com peças ou produtos defeituosos além de ser um excelente argumento de venda, reforçando a presença no mercado.
Desvantagem
A maior desvantagem deste sistema é a que decorre de incertezas na envolvente da empresa. Se algo não funcionar bem, e o exemplo de uma greve nos transportes é a mais evidente, tudo pode ficar parado. Por isso, algumas empresas, além de um sistema de Just-in-time, mantêm também o "just in case", algum estoque de segurança que permitirá evitar perdas no caso de problemas com a envolvente, nomeadamente os fornecedores.
KANBAN
Definição
Metodologia de programação de compras, de produção e de controle de estoque