Processo Internos
Para obter ganhos de produtividade nas atividades desenvolvidas pela empresa, primeiramente é necessário que haja o mapeamento de todos os processos desempenhados e posterior classificação, de acordo com sua importância direta ou indireta para instituição. Nesse processo será possível identificar quais as rotinas/ fluxos não são eficientes ou estão ultrapassados para atual realidade empresarial, podendo-se optar pela revisão ou extinção dessas rotinas, conforme a estratégia traçada.
Paralelamente ao mapeamento de rotinas deve ser desenvolvido junto a todos os colaboradores a cultura do compartilhamento de informações, que antes ficavam restritas a determinadas unidades ou “guardadas na cabeça” de algumas pessoas, sem nenhum registro documental de processos ou fundamentações teóricas. Isso iria auxiliar na tomada de decisão e no gerenciamento/tratamento de solicitações, pois esse mecanismo de divulgação de informações seria um catalisador, que proporcionaria a geração de novos conhecimentos e ampliaria a capacidade de enxergar situações inclusive, por outros pontos de vista, sobre o mesmo assunto.
O importante é que a informação deixe de ser das pessoas e passe a ser da empresa permitindo que a organização deixe de ser reativa, buscado soluções quanto acionada, e passe a ser proativa, customizando a operacionalização e disposição de informações com eficiência e eficácia, diminuindo o tempo de resposta