fresamento
Uma diversificada gama de formatos e tamanhos de cavidades é produzida pela indústria de moldes e matrizes para a produção de peças plásticas, forjadas e fundi- das em matrizes. Raios de 0,25-3 m são comuns nas cavidades das matrizes e muitas delas precisam de ângulos cônicos na faixa de 0,5- 5° para permitir a remoção das peças. A precisão dimensional necessária pode ser de até ± 5 µm e a precisão posicional das cavidades é da mesma ordem de grandeza, para garantir que não haja nenhum ressalto entre as faces macho e fêmea de um conjunto de matriz. Em muitos casos é necessário um valor de acabamento superficial de Ra 1 µm.
Nos últimos 60 anos, a HSM (de
High Speed Machining, ou Usinagem a Altas Velocidades) foi apli-
Teste de usinagem de uma cavidade em um centro de usinagem Matsuura FX-5 usando uma fresa de topo Ball Nose (Ponta Esférica) GC1020 da Sandvik Coromant. O material é um aço endurecido AISI H13 para matriz para trabalho a quen plo, o fresamento em cópia e de cavidades de peças de liga de alumínio típicas da indústria aeroespacial para rapidamente remover grandes volumes de material.
Para a maioria das peças em aço endurecido acima de 30 HRC, as opções normalmente incluem a usinagem do material na sua condição mole (ou seja, recozido) seguida de tratamento térmico (para cada em uma grande variedade de materiais metálicos e não-metálicos, inclusive para a produção de peças com exigências bastante específicas