Processos e controles internos
SÃO PAULO
2014
1. Uma empresa de engenharia tem um grande problema de hierarquia, pois há muitos sócios e os funcionários não sabem a quem se reportar. Como solucionar esse problema para que haja um efetivo controle interno?
R.: Primeiramente foi analisado o organograma atual da empresa e sugerido a melhoria do mesmo, para que cada área da empresa tenha seus respectivos coordenadores. Assim todo colaborador terá uma fácil identificação de comando.
Para cada área haverá uma direção/coordenação. Os colaboradores terão uma política interna a seguir e processos já definidos por departamentos. A cada problema ou dificuldade terão a quem recorrer corretamente e manterá o foco principal, a empresa.
Figura 1.1. Organograma Anterior
PRESIDÊNCIA
SÓCIA A
SÓCIO B
SÓCIO C
RH
COMERCIAL
PROJETOS
PESQUISA
Figura 1.2. Organograma Atual
PRESIDÊNCIA
DIRETORIA ADM E FINANCEIRA
DIRETORIA DE ENGENHARIA
SETOR
SETOR
SETOR
SETOR ANÁLISE
DE RH
COMERCIAL
PROJETOS
E PESQUISA
2. Em uma empresa do ramo de comércio varejista, via-se que sempre ao final de cada dia, o estoque no sistema não batia com a quantidade de saídas registradas nos caixas do mercado. Resolveram fazer a contagem física para saber o porquê disso, descobriu-se então que a diferença era em virtude de produtos estarem sendo usados no consumo interno, porém não davam baixas no sistema. Como planejar esse controle?
R.: Através da criação de um formulário para que os responsáveis pela Cozinha e seu consumo possam solicitar o pedido dos alimentos com uma semana de antecedência. Com