Controles internos
Para que haja os controles internos temos que partir do pressuposto de que temos uma atividade, ou seja, um conjunto de tarefas, similares ou complementares, caracteriazada por consumir recursos, produzindo um bem ou serviço. Os controles internos devem, alinhados as metas empresariais, em especial a geração de lucros, adotar um banco de dados (contábil e financeiro) confiável, induzir o comportamento focados nos resultados, aumentando assim o patrimônio e, garantindo diariamente o cumprimento da regulação dos controles internos previamente estabelecidos. 2.CONCEITO Definições de Controle Interno Existe uma infinidade de definições de controles internos. Segue abaixo alguns conceitos pesquisados:
Almeida propõe em seu livro o seguinte conceito: “O Controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger ativos confiáveis, produzir dados contábeis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.”
Araújo registra uma definição de Controle Interno emitida pelo AICPA:
“O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas adotados pela empresa, para salvaguardar seu patrimônio, conferir exatidão e fidedignidade dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a obediência às diretrizes traçadas pela administração da companhia ”.
Franco e Marra entendem o controle interno como: “(...) todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permitem prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se