Midia infancia
Esta pedagogia representa um movimento internacional na área da educação. Em 1994, na 44a reunião da Conferência Internacional de Educação em Genebra, foi apontada pela UNESCO como sendo a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais da atualidade, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais.
As Escolas Waldorf estão presentes no mundo inteiro e nelas não há discriminação de ordem social, racial, religiosa ou de nacionalidade: seu método pedagógico pode adaptar-se a qualquer cultura.
No mundo, já há mais de 880 escolas, 1.700 jardins de infância, 550 centros terapêuticos, 68 centros de treinamento de professores em mais de 80 países dos 5 continentes. No Brasil, há 16 escolas Waldorf, sendo 4 em São Paulo (3 com ensino médio), e 36 Jardins de Infância. A mais antiga, fundada em 1956, é a Escola Waldorf Rudolf Steiner (em São Paulo), que tem cerca de 900 alunos e 80 professores.
O método pedagógico utilizado nas Escolas Waldorf baseia-se numa visão ampliada do ser humano e do seu desenvolvimento. Toda a atividade pedagógica deve valorizar as potencialidades inatas da criança e as etapas de seu desenvolvimento posterior, que demandarão atuações específicas, adequadas a cada momento de sua caminhada. A Pedagogia Waldorf considera que os setênios (períodos compreendidos de 0 a 7, 7 a 14 e 14 a 21 anos) revelam fases da vida com características próprias, e que em cada uma delas a criança aprende de maneiras diferentes. Quanto aos aspectos individuais, levam-se em conta os temperamentos e a maneira de ser de cada