Processo histórico da américa latina e a conclusão sobre a questão social nessa região
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL E A QUESTÃO SOCIAL
Docente:
ELIZABETH BORGES
Discente
Turma-2012.2
Março-2013
Processo Histórico da América Latina e a conclusão sobre a questão social nessa região
Salvador
Março de 2013
A América Latina teve seu processo de independência no ano de 1791 á 1824, para José Del Pozo, os conflitos raciais ocorridos antes da independência tinham sido manifestações de desafios à ordem colonial, e não podem ser vista como ação política.
O Haiti conseguiu sua independência pelos negros, em 1804 e tornou-se a primeira república negra. Um ex-escravo negro, ToussaintLouverture foi o principal líder dos haitianos na luta pela liberdade. Já nas outras áreas da América Latina a iniciativa foi dos brancos, especialmente daqueles que tinham conseguido acumular bens e riquezas formando uma classe ciente de seus interesses e capaz de elabora um plano político. Contudo, somente na segunda metade do século XVIII, começaram a vir à tona uma visão de política e possibilidade de independência definida.No entanto Pozo nos afirma que as causa dessa independência foram por influências ideológicas vindas dos Estados Unidos e da França. Na sua maioria a iniciativa virá dos brancos nascidos no Novo mundo, chamados de Crioulos.
Na América Latina a questão social é fruto da longa história que condiciona os processos de colonização, planos de desenvolvimentos, lutas pela independência, tipos de Estados, Políticas Sócias, dentre outros.Em buscar de encontrar o novo roteiro para o caminho das Índias, os Europeus acabaram descobrindo uma “Nova Terra”. Com tudo, essa descoberta faz com que eles tenham novas formas de desenvolvimento do capital, ocasionando uma acumulação de riquezas na qual começa a gerar a desigualdade social, o aumento da pobreza á exclusão e etc.
Essa conquista dos Lusitanos causou a exploração da terra e dos nativos presentes, ocasionando a imigração dos espanhóis e