Projeto integrador unijorge
20 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL o SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA PARA EDIFICAÇÕES
Ricardo Reis Chahin(1) Engenheiro Sanitarista formado pela Escola de Engenharia Mauá em 1993. Proficiência em Inglês pela Universidade Michigan em 1994. Professor do Departamento de Engenharia Civil e Sanitária da Escola de Engenharia Mauá 1995. Atualmente Engenheiro da Coordenadoria do Uso Racional da Água. Carlos Alberto de Moya Figueira Netto Engenheiro Civil formado pela POLI. Professor do Departamento de Engenharia Civil e Sanitária da Escola de Engenharia Mauá 1984. Coordenador de Projetos de Saneamento no CNEC. Esteban Messuti Estagiário do 5o ano da Escola de Engenharia Mauá. Lucciano André Ribeiro Estagiário do 5o ano da Escola de Engenharia Mauá.
FOTOGRAFIA NÃO DISPONÍVEL
Endereço(1): Dr. Carlos Alberto do Espírito Santo, 93 - Pinheiros - São Paulo - SP - CEP: 05429-900 - Brasil - Tel: (011) 3030-4082 - Fax: (011) 814-4911 - e-mail: rchahin@sabesp.com.br
RESUMO Grande parte da água utilizada dentro das edificações pode ser reaproveitada para fins menos nobres, para isso é necessário analisar as diversas utilizações da água na edificação e definir alternativas para reaproveitamento da mesma. Neste trabalho, cujo tema foi escolhido por 2 formandos da Escola de Engenharia Mauá, só foi possível detalhar um sistema para edifícios residenciais. Este trabalho foi feito com o objetivo de elaborar um sistema economicamente viável capaz de reaproveitar uma parte da água utilizada nas edificações, para fins não potáveis, acarretando economia real devido a diminuição da demanda final Tal sistema consiste, basicamente, em reaproveitar a água do banho, dos lavatórios e da lavagem de roupas que, após passar por um processo de tratamento, será utilizada como descarga sanitária, rega de jardins, limpeza de pátios e carros. PALAVRAS-CHAVE: Reaproveitamento de Água, Máquinas de Fluxo, Equipamentos Economizadores, Viabilidade Econômica.