geigrafia
COMISSÃO PERMANENTE
PARA OS VESTIBULARES
Geografia
Na segunda fase, a prova de Geografia examina o conhecimento de conteúdos mais específicos da disciplina conforme o programa apresentado no Manual do Candidato. Isto é feito através da verificação das mesmas habilidades já requeridas para a prova de 1ª fase, isto é capacidade de leitura, interpretação de textos, gráficos, tabelas e cartogramas, devem ser trabalhados agora, de forma a demonstrar que o candidato dispõe de conhecimentos geográficos suficientes e indispensáveis para uma boa compreensão do mundo contemporâneo.
QUESTÃO 13
(...) a existência de Brasília, (...) sua própria posição geográfica, como local próximo do centro geométrico do território, mas distante da área nuclear do país (Rio e São Paulo) denota uma política institucional praticada como administração exercida por um grupo de especialistas que buscam um afastamento dos problemas sociais mais candentes. (José William Vesentini – A capital da Geopolítica. São Paulo, Ática, 1986)
a) Interprete a charge acima.
b) Com base nessa charge e no texto apresentado, explique a influência exercida pela posição geográfica de
Brasília sobre as possibilidades de participação política da sociedade civil.
Resposta
esperada
A charge de Angeli demonstra com clareza as afirmações feitas no texto de José William Vesentini sobre
Brasília. Fica nítido o isolamento do Poder Central do país, notadamente o Poder Executivo, que se comporta como uma ilha distante e inacessível diante da onda de movimentos sociais reivindicatórios e contestatórios à sua volta.
(Esses movimentos pressionam por maior participação social nas decisões político-institucionais centrais, contra a violência, contra o desemprego, contra pedágios e rodovias intransitáveis, a favor da reforma agrária, etc. Entretanto, a ilha central “dos caras”, sobre-elevada no centro da multidão, demonstra o descaso e o afastamento que os