A Globalização na América Latina
A América latina teve grandes governos populistas e nacionalistas, como Vargas, Perón nos anos 50. Agora está de volta, mas de forma restrita. A América latina tem vulnerabilidade nas instituições democráticas, e um baixo índice de crescimento econômico, o que possibilita a volta do populismo e discurso demagógico da região que é um retrocesso e uma séria ameaça à democracia da região.
GLOBALIZAÇÃO
A Globalização nos últimos cem anos apresenta quatro fases distintas:
a) Ascensão Liberal: em torno de 1914, impulsionada pela Inglaterra.
b) Período entre a s Guerras controladas pelos mercados nacionais e pela expansão rápida das multinacionais.
c) Em1945 e se caracteriza pela abertura gradual e controlada dos mercados nacionais e pela expansão rápida das multinacionais.
d) Em 1980 foi liquidação dos setores produtivos estatais e ao impedimento de políticas nacionais de desenvolvimento.
A questão destaca a amplitude do domínio americano no plano internacional sob a lógica imperialista norte-americana com propostas e conseqüências do projeto neoliberal na América Latina.
A característica fundamental antes da segunda guerra mundial era de sistema de colonização onde imensos territórios pertenciam aos países ricos. A crise do capitalismo foi deflagrada na Primeira Guerra Mundial e aprofundada com a Depressão de 1929, onde se deu a descolonização após a Segunda Guerra Mundial.
Nos anos 50 e 60 houve uma reação imperialista para derrubar governos de nações do Terceiro Mundo, através de golpes militares que buscavam desmontar modelos nacionais, e introduzir novos modelos econômicos forjados para abrir as portas ao capital estrangeiro. E, o período que se da internacionalização do capital das grandes transnacionais norte-americanas. Os estados nacionais passam a atender aos interesses nacionais, e passam a serem subordinados à burguesia internacional e ao Estado imperialista.
Os anos 90 foi um período inegável