Replicação e suas enzimas
AULA
O complexo maquinário de replicação e suas enzimas
10
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
• Apresentar os diferentes componentes do maquinário de replicação.
• Conhecer as diferentes enzimas envolvidas no processo de replicação e as suas respectivas funções.
Pré-requisitos
Conhecimentos adquiridos na Aula 9.
Material didático de Bioquímica para relembrar os conceitos de enzima, reação covalente, ligação fosfodiéster, pontes de hidrogênio, entre outros.
Material didático referente às aulas sobre estrutura dos cromossomos em vírus e procariotos e superespiralamento do DNA
(Módulo 1, Aulas 6, 7 e 8).
Aula_10.indd 19
1/11/2006, 11:15:46 AM
Biologia Molecular | O complexo maquinário de replicação e suas enzimas
INTRODUÇÃO
A importância do papel da replicação do DNA fica clara a partir da definição da sua função como molécula que armazena e transmite as informações que resultarão em todas as características de um organismo. Já vimos que a replicação é semiconservativa, mas como esse mecanismo, importante e vital para a sobrevivência dos seres vivos, é coordenado durante o processo de divisão celular, para garantir que todas as células-filhas tenham o mesmo DNA que a célula-mãe? Vamos partir das definições mais simples até atingirmos os detalhes.
A unidade de DNA na qual ocorre um evento individual de replicação é chamada replicon. Cada replicon é ativado uma vez, e somente uma vez, em cada ciclo celular. O replicon é definido por possuir os elementos de controle necessários à replicação. Ele possui uma origem na qual a replicação será iniciada e pode também conter uma região terminal, onde a replicação termina.
O genoma dos procariotos constitui um único replicon, responsável pela replicação de todo DNA cromossômico, sendo considerado o maior replicon existente. Mas existe um detalhe importante, as bactérias podem conter informação genética adicional na forma de plasmídios.
Um