GLOBALIZAÇÃO NA AMERICA LATINA
Antes de começarmos a falar sobre a globalização na América Latina devemos saber o quê isso significa, o quê causa na população latina americana e nos países latinos americanos. A globalização é o aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas. É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos. A Globalização na América Latina vem crescendo nas três últimas décadas e esse aumento vem causando grandes impactos (bons e ruins) nos países subdesenvolvidos. A América do Sul está se movendo gradualmente na direção de um posicionamento mais independente na condução das suas políticas econômicas e internacionais. As mudanças foram muito mais significativas na Argentina do que no Brasil e isso se tornou fonte de alguma tensão entre os dois principais países sul-americanos.
A globalização trouxe muitas coisas boas para o Brasil, o desenvolvimento foi uma das principais.Hoje o Brasil está totalmente ligado com o mundo todo, além de que a industrialização de uma forma bem aplicada é muito boa para combater o desemprego.
Podemos ver a globalização crescer em todos os países da América latina, alguns instalando internet mais velozes, outro instalando mais indústrias norte americanas e europeias e alguns dando o controle de meios de transportes muito importante para transporte de produtos, como é o caso do Canal do Panamá, que corta o istmo do Panamá, ligando o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico e é controlado pelos Estados Unidos.
Porém, a globalização trouxe muitos problemas ruins para muitos outros países, o desemprego na Argentina, da ordem de 20% da força de trabalho, a informalidade do mercado de trabalho no Brasil, de cerca de 50% da PEA (população economicamente ativa), e o brutal arrocho dos salários que se seguiu à crise mexicana ilustram dramaticamente o preço que os trabalhadores latino-americanos estão pagando em nome da modernização