processo gerenciais
O administrador deve ser um agente ativo em todos os processos administrativos para que a organização alcance o sucesso esperado e para isso, tem-se que compreender o controle da ação empresarial como função administrativa, bem como compreender sobre a administração da ação empresarial, a qual envolve competências organizacionais e criação de valor. Este trabalho tem por finalidade expor dicas, exemplos e modelos estruturais sobre as premissas do Processo Administrativo, mostrando como se pode planejar, organizar, coordenar e controlar as ações gerenciais dentro de uma organização bem como se dá a atuação do Administrador durante todo esse exercício profissional. De início o trabalho contém assuntos sobre a importância do Planejamento dentro de todo o processo administrativo, sendo visto este como uma das principais funções de um administrador. Após isso, contém os propósitos e as dimensões da organização vista como função do processo administrativo com foco na direção do administrador e a importância desta.
2 Processos Gerenciais
2.1 Planejamento
O que é planejamento?
Planejamento é um processo permanente e contínuo, sempre voltado para o futuro. Deve ser flexível para aceitar ajustamentos e correções. Implica avaliar o futuro e preparar-se para ele, ou mesmo criá-lo. O planejamento produz um resultado imediato. O plano. Todos os planos têm um propósito comum: a previsão, a programação e a coordenação dos fatores que deverão conduzir o alcance dos objetivos.
Planejar é identificar meios para alcançar os objetivos e implementar os planos de ação necessários, ou seja, organizar, dirigir e controlar.
O processo de elaboração do planejamento deve contar com a ampla e irrestrita participação de todos os níveis da organização. Deve ser sempre resultante e nunca um fator desencadeante do trabalho em equipe da organização. O planejamento começa traçando os objetivos e definindo os planos para alcançá-los. A fixação dos objetivos é a