Processo gerenciais
Neste contexto falaremos do Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, que irá mencionar os níveis e processos, deixando claro que sem planejamento não a resultados.
Como diz: Michael Porter, importante autor no campo da estratégia afirma que uma empresa sem planejamento “corre o risco de se transformar em uma folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência.
Desenvolvimento
Planejamento estratégico é um conjunto de tomada de decisões que afetam ou deveriam afetar todo a empresa em longo prazo, está voltado para as relações entre a empresa e seu meio ambiente de tarefas.
Este tipo de planejamento é desenvolvimento sempre olhando as interações entre todas as unidades para obter sinergia entre as mesmas e fazer com que esta combinação alcance os objetivos de estratégia empresarial.
O planejamento estratégico é voltado para o “como fazer”, tendo em vista o diagnostico sobre “o que há no ambiente e “o que temos na empresa”.
Planejamento Tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos, ele é elaborado pelos gerentes, tendo como base o planejamento estratégico da empresa.
O planejamento tático é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais em nível de departamentos.
Planejamento operacional esquematiza as funções no nível operacional em que as tarefas são executadas focalizando a maximização e a otimização de resultados.
Por meio do planejamento operacional, os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduziram ao alcance dos objetivos da empresa, adotando assim alguns tipos de planos operacionais como: Planos relacionados com métodos, denominados procedimentos. Planos relacionados com dinheiro, denominados orçamentos. Planos relacionados com comportamentos, denominados programas ou programações
.
Conclusão
Atualmente, com a alta competividade no mercado, o