Processo ensino aprendizagem
Nesse contexto, ressaltamos a função do professor como educador, orientador e mediador de conhecimentos, capazes de habilitar o ser humano para atuar de forma produtiva no meio social. Nessa realidade de ensinar e aprender, são definidos os elementos envolvidos nessa dinâmica: de um lado o professor e do outro o aluno.
Ao ser colocado na posição de aluno, o ser humano dever ser visto como sujeito da aprendizagem, devendo, com isso, ser tratado com dignidade e o devido respeito que lhe é cabido no ambiente escolar e especificamente na sala de se aula, embora, traga consigo suas características individuais, fator que diferencia um ser humano do outro.
Por outro lado, cabe ao professor, além da sua qualificação específica para ministrar os conhecimentos de sua responsabilidade, ter ciência das transformações que ocorrem no seu meio social e em “redor do mundo”, para assim poder desenvolver uma postura que seja capaz de gerenciar de modo profissional e equilibrado, a diversidade cultural expressa em cada aluno no seu cotidiano escolar.
A escola como instituição humana com a preparação de indivíduos adequados a habitar um mundo ordenado, não se configura nos tempos atuais. Configura-se hoje como espaço destinado a dar oportunidades iguais a todos, inclusive às minorias e aos excluídos, sendo um ambiente no qual se recebe uma pluralidade de culturas e valores de uma mesma sociedade, respeitando diferenças e enfatizando os princípios de solidariedade. (PAIM, Viviane Catarini;
NODAR, Paulo César – A missão da escola no contexto social)
Mesmo sendo garantidos por lei os direitos de todo cidadão, sabemos que sempre ocorrem casos de discriminação, quer na escola ou fora dela, seja em qual for à ordem étnica. No