PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: DIDÁTICA
DIDÁTICA
JUNDIAÍ
4 DE DEZEMBRO DE 2013
PROCEDIMENTOS DE ENSINO-APRENDIZADO, RECURSOS DE ENSINO.
A função dos procedimentos de ensino-aprendizagem usados pelo professor é facilitar o processo de reconstrução do conhecimento por parte do aluno.
Método de ensino é o conjunto organizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem do aluno, visando à consecução dos objetivos propostos para o processo educacional. O método não é neutro. Todo método de ensino tem por base um modelo conceitual, Isto é, fundamenta-se numa concepção de homem e educação.
Os critérios básicos para a seleção de um método ou técnica de ensino são: a adequação aos objetivos propostos para o processo educacional; a natureza do conhecimento a ser reconstruído pelo aluno e o tipo de aprendizagem a se realizar; as características dos alunos (faixa etária, nível de maturidade e desenvolvimento mental, grau de interesse e suas expectativas de aprendizagem); as condições físicas existentes e o tempo disponível.
Os métodos ativos subdividem-se em três modalidades: a) individualizados; b) socializados; c) sócio-individualizados.
O professor deve variar os procedimentos didáticos, usando os mais adequados aos objetivos propostos e a natureza do conteúdo estudado. Eles devem favorecer a compreensão, a assimilação e a construção do conhecimento por parte do aluno. A compreensão é um elemento indispensável a aprendizagem, pois para assimilar um conhecimento é preciso compreendê-lo, isto é, incorporar o objetivo de estudo ao seu universo mental. Por isso, independentemente das técnicas que usar, o professor deve estar atento para oferecer aos alunos situações que lhes permitam comparar, estabelecer relações, classificar, ordenar, situar no tempo e no espaço, analisar, induzir, deduzir, sintetizar, conceituar, provar e justificar. Enfim, cabe ao professor