processo educacional
A escola ocupa papel pertinente na sociedade, o qual vai além da transmissão e acumulação de conhecimentos. É interessante que se pense na educação, enquanto afirmadora dos direitos humanos, influenciando na consciência cidadã. Entretanto, por meio da diversidade cultural e pelas contradições socioeconômicas existentes na sociedade, a instituição escolar ora afirma a cidadania, ora nega.
Á vista disso, é fundamental exercitar o pensamento crítico do alunado. É pertinente a consciência de que a escola não é o “trampolim das transformações sociais", mas apresenta papel fundamental na luta por uma sociedade mais justa e humana. Se formos analisar a educação, ao longo do tempo, se faz notória algumas modificações que, de certa forma a tornam melhor. Se inicialmente a escola foi pensada para poucos, atualmente a educação é direito de todos.
Contudo, são muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública. São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, resultados esses oriundos do que acontece no cenário educacional do país, uma vez que o quadro educacional é composto na maioria dos casos por professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, educadores mal remunerados, além dos pais que não participam de forma ativa na educação dos filhos, entre outros agravantes.
A educação é considerada como um importante instrumento