Processo de socialização
Podemos dizer que o processo de socialização são maneiras de agir, pensar e sentir, dura por toda a vida e durante este período o indivíduo sofre diversas transformações. A primeira etapa do processo de socialização é o nascimento e depois durante uma boa parte da infância, a próxima etapa será oferecida pela família, que terá papel fundamental, sendo ela a responsável, inicialmente, por toda transferência de informações, (as atitudes, os modos, as normas, etc).
No final da infância, começa o processo de socialização secundária, onde é quando o individuo já conhecido como socializado, recebe conhecimentos específicos que irá ajudá-lo na compreensão das relações no campo de trabalho. A socialização secundária é diferente da primaria no aspecto de observar e compreender o mundo onde o individuo está situado. Temos mais algumas etapas da socialização sendo a escola uma delas, pois desempenha o papel de transmitir conhecimentos ao individuo, trabalhando com a personalidade já adquirida e com o mundo já interiorizado. Logo a seguir teremos os grupos de status que é onde grupo de jovens tem a oportunidade de colocar em pratica o que aprenderam com os adultos, tendo apoio para desenvolver outros status ou outras normas. No processo de meio de comunicação são aonde aprendemos através de TV, radio internet o que nem sempre é bom, pois muita noticia e programas hoje em dia esta voltado para a violência, mas podemos dizer que temos alguns outros programas que são mais voltados para a preocupação social e ambiental. E por fim temos os grupos de referencias que são aqueles que são usados como modelo de comportamento e atitudes adquirida ai longo da vida, onde podem ter papeis positivos ou negativos.
Sendo assim, o processo de socialização é muito importante em todas as etapas, pois dependendo de como o individuo se relaciona com os demais, este pode sofrer preconceitos, o que pode acarretar em várias frustrações, afetando assim a vida social como