Processo de leitura e escrita
Neste 4º semestre pude compreender a importância da pesquisa para nossa vivência acadêmica, e a necessidade de pensar o complexo para enterder a atitudes simples, na verdade como já disse Edgar Moram, é preciso enxergar a totalidade, a interdisciplinariedade dos fatos, é impossível fragmenta-los, guarda-los em gavetinhas separadas.
Aqui está o trabalho de um semestre, meu ANTEPROJETO DE PESQUISA, orientado pela mestranda Emanuella Dourado...
ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA A CERCA DO PROCESSO DA CONCEPÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA.
Preparando o cenário para a construção
A alfabetização de uma maneira geral tem sido uma questão bastante discutida, principalmente pelos profissionais de educação, por se observar ainda uma grande dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita da criança. Atualmente esta questão vem recebendo atenção especial, principalmente se considerarmos a alfabetização não apenas como o aprendizado da leitura e da escrita, mas a importância de todo o seu contexto sócio-cultural, histórico e econômico, o qual está inserido o sujeito, tendo como base o contexto de letramento muito defendido por Magda Soares, Doutora em Educação, Licenciada em Letras, que da ênfase a discussão da importância de uma alfabetização voltada a um contexto, onde a leitura e a escrita tenham sentido com o real. É preciso defender assim como Palacios (2007), a importância da linguagem relacionada também as bases maturativas da criança e a estimulação da aquisição desta linguagem levando-se em consideração processos básicos essenciais para o seu desenvolvimento.
Torna-se essencial perceber que todas estas preocupações, não são recentes, vários teóricos discutiram e vem discutindo a importância de ver a criança não como uma tabula rasa, ou como um adulto em miniatura,