Análise dos aspectos negociais no filme “12 homens e uma sentença” (“12 angry men”, 1957, dirigido por sidney lumet), para a disciplina "negociação e administração de conflitos do mba fgv

3407 palavras 14 páginas
0) O filme: 12 Homens e uma Sentença
O filme 12 Homens e uma Sentença, de 1957, dirigido por Sidney Lumet, mostra a reunião do júri do julgamento de um garoto acusado de parricídio.
Neste trabalho, todas as referências serão feitas a cenas do filme em questão e serão acompanhadas da referência de tempo em que a cena ocorre (h:mm:ss, hora, minuto e segundo).
Na cena inicial (0:01:21), o juiz dá seu pronunciamento para o júri, onde expõe os critérios que o júri deve seguir ao dar seu veredito:
• O crime que está sendo julgado é um homicídio premeditado, a “mais grave acusação em nossos tribunais”. Caso o veredito seja “culpado”, a pena de morte para o réu é mandatória;
• Se houver “dúvida razoável” sobre a culpa do réu, o júri deve entregar o veredito de “inocente”;
• Qualquer que seja a decisão, o veredito deve ser unânime.
O júri se retira para a sala onde se passa todo o restante do filme. Os doze jurados debatem o caso, as evidências apresentadas, a culpa ou inocência do réu e as “dúvidas razoáveis” em função dos depoimentos da promotoria, da defesa e das testemunhas. O filme todo é uma grande negociação entre os doze membros do júri, na tentativa de chegar a um veredito unânime sobre a culpa ou inocência do réu. Não há aspectos comerciais envolvidos.
Em anexo a este trabalho, está sendo entregue um DVD com o filme analisado em formato AVI, com legendas em formato SRT, reproduzível em praticamente todos os modernos reprodutores de mídia digital dos computadores atuais. A cópia apresentada tem fins meramente acadêmicos.

1) Etapas do processo negocial
1.1 Planejamento
O planejamento da negociação ocorre fora da mesa e no filme não há cenas que mostrem esta etapa. Há apenas menções a um planejamento informal sobre o assunto, por exemplo na cena (0:28:44) em que o jurado número 8 comenta que “deu uma volta pelo bairro do rapaz” e comprou uma faca idêntica à usada no crime. Nesta cena, fica evidente que o jurado número 8 realizou um levantamento das

Relacionados