OS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA NA CONSTRU O DO SENTIDO
RESUMO
O presente artigo propõe uma reflexão sobre os processos de leitura e a escrita para a construção do sentido. Para essa análise, observou-se literaturas que versam acerca dos sentidos produzidos pelos interlocutores durante o processo de construção de textos. Essas discussões perpassam pelo âmbito escolar onde se analisa o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita, tendo em vista que para o desenvolvimento da escrita e para a construção do sentido é necessário que a leitura se faça presente, porém não nos restringimos à leitura de livros didáticos, mas a leitura de mundo, dos mais diversos símbolos. Durante o processo de leitura o educando consegue atingir níveis de autonomia, reflexão e criticidade. Buscamos, portanto a contribuição de diversos estudiosos que versam acerca do campo da leitura/escrita e os benefícios que a fomentação dessas práticas trazem para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. As teorias discutidas nesse artigo vão ao encontro de diversas teses linguísticas que mostram a importância da leitura e escrita para a formação do educando.
INTRODUÇÃO
Analisando a forma como o ensino de Língua Portuguesa vem sendo concebido, nos deparamos com diversas dificuldades, no que tange a construção do sentido, ou seja, o educando lê os textos, porém não consegue estabelecer uma relação entre os textos escritos e os seus significados. Portanto, quais os mecanismos de ensino estão sendo privilegiados no âmbito escolar que acabam por inviabilizar a prática da leitura e escrita?
A leitura e escrita não são abarcadas no âmbito escolar, sendo colocadas como pretexto para o ensino de gramática, sem levar em consideração a construção dos sentidos do texto.
Considerando que os processos de leitura e escrita são primordiais para o desenvolvimento dos educandos, as relações que se estabelecem entre interlocutores e textos precisam ser analisadas com cuidado, visto que o