Processo de Destilação Simples
INTRODUÇÃO:
A destilação simples serve para separar os líquidos de uma mistura homogenia, usando-se como base os diferentes pontos de ebulição das substâncias. Quando se atinge a temperatura do liquido com menor ponto de ebulição ele começa a evaporar, assim mantem-se a temperatura até antes de chegar o ponto de ebulição do outro liquido.
DESTILAÇÃO DE PINGA
MATERIAIS:
- Balão de Fundo Chato
- Manta Aquecedora
- Termômetro
- Condensador
- Recipiente Plástico
- 100ml de Pinga da marca 51
Através de aquecimento por manta aquecedora, notou-se que por volta dos 80°C o conteúdo do balão de fundo chato começou a evaporar, passar pelo condensador em forma de vapor e pingar no final do aparelho dentro de um recipiente na forma líquida. O frasco inicial de destilação continuou com 61 ml de água aproximadamente e no frasco do produto da destilação ficou uma quantidade 39 ml de álcool aproximadamente.
Dessa forma, subentende-se que o teor alcóolico da pinga é de 39%.
DESTILAÇÃO DE VINHO
MATERIAIS
Os mesmos do experimento anterior, no entanto ao invés da pinga, 100ml de Vinho Tinto da marca Campo Largo.
O processo de destilação foi o mesmo. Através de aquecimento por manta aquecedora por volta da mesma temperatura (80°C) o álcool contido nos 100ml de vinho foi evaporando pelo condensador, indo parar em um recipiente do outro lado do aparelho. Porém as conclusões foram outras. O frasco inicial de destilação continuou com 90ml de suco de uva aproximadamente e no frasco do produto da destilação ficou uma quantidade 10ml de álcool aproximadamente.
Deste modo, conclui-se que o teor alcóolico do vinho fique em volta dos 10%.
SEPARAÇÃO DE ALCÓOL DA GASOLINA
MATERIAIS
- 1 Proveta de 200ml
- 100ml de gasolina
- 100ml de solução saturada de NaCl contendo 35gr de sal para cada 100 ml de água
A gasolina foi colocada dentro de uma proveta em conjunto à solução de Cloreto de Sódio. Depois um leve chacoalhar o álcool se separa da gasolina unindo