processos de destilação
Basicamente a destilação é um processo químico básico que envolve a separação das substâncias químicas, nos seus diferentes elementos baseados na diferença do ponto de ebulição de cada fração.
Processos de destilação
O princípio em que se fundamenta a destilação é muito simples. Um dos aspectos mais importantes baseia-se na separação do álcool numa solução alcoólica. A evaporação do álcool inicia-se aos 78.3º C, enquanto a água se evapora aos 100ºC, como tal, quando se aquece um líquido que contenha álcool e se alcançam tais temperaturas, o álcool começa a evaporar. O funcionamento de todos os equipamentos baseia-se neste princípio básico. Contudo existem diversas técnicas e equipamentos que podem ser usados.
Destilação Simples.
É Um processo que consiste na separação de um líquido e de uma substância não volátil, este processo inicia-se quando existe o aquecimento de um líquido ou de mosto fermentado no pote de um alambique ou de uma alquitarra. Logo que a temperatura se eleva os elementos mais voláteis da mistura, que evaporam a baixas temperaturas, são os primeiros a evaporar. Este fato permitir-nos-á isolar os diferentes componentes da mistura, uma vez que estes tornar-se-ão predominantes a temperaturas diferentes.
Destilação a Vapor
A destilação a vapor é uma técnica utilizada para destilar bebidas alcoólicas ou para extrair óleos essenciais a partir de matérias orgânicas, através da passagem do vapor gerado no pote pelas matérias orgânicas ou líquido a ser destilado. Os componentes sensíveis à temperatura separam-se através de uma destilação simples e evaporam a baixas temperaturas quando submetidos ao vapor dentro da câmara de vapores ou dentro da coluna do alambique. Este fato permite a separação dos óleos essenciais das matérias quimicamente complexas. Quando o vapor passa através da matéria orgânica as pequenas bolsas que contêm óleos essenciais abrem-se, libertando as moléculas de óleos essenciais sem danificar ou