Destilação simples e fracionada
Destilou-se uma solução aquosa de acetona recorrendo a dois diferentes tipos de processos de destilação, sendo estas a destilação simples e a destilação fraccionada.
Na destilação simples os resultados da temperatura apresentavam valores intermédios, como era de esperar visto que se tratava de uma destilação simples.
Na destilação fraccionada a temperatura apresentava valores próximos dos pontos de ebulição dos reagentes em questão. Podemos concluir então que este processo é bastante mais eficiente do que o anterior.
Introdução
A destilação é usada para separar e purificar substâncias líquidas. O que se faz numa destilação é aquecer-se um líquido por fornecimento de calor até à sua ebulição e posterior condensação do vapor que se forma sob a forma de destilado.
Há dois tipos de destilação, a destilação simples, em que o líquido é aquecido até à sua ebulição e posterior condensação formando um destilado, esta diz-se em co-corrente pois neste caso só se move uma fase (vapor). Este tipo de destilação é usado para separar substâncias com pontos de ebulição muito diferentes e os resultados da temperatura apresentavam valores intermédios.
A destilação fraccionada processa-se da mesma forma que a destilação simples à excepção de a esta ser acrescentado uma coluna de destilação e neste caso diz-se em contra-corrente pois parte do vapor condensado escorre no sentido inverso dos vapores, podendo-se assemelhar a várias destilações simples consecutivas. Esta destilação é usada para compostos que não diferem suficientemente no seu ponto de ebulição. Neste caso, a temperatura apresentava valores próximos dos pontos de ebulição dos reagentes em questão.
Podemos concluir então que este processo é bastante mais eficiente do que o anterior.
Parte experimental
Aparelhagem (destilação simples)
Usou-se uma proveta de 50 mL para medir a quantidade de mistura a utilizar na experiência, 50 ml de água com acetona. Posteriormente procedeu-se à montagem.