PROCESSO DE CERTIFICA O
CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO
A homologação, ou certificado de produto, é normalmente feita pela agência homologadora depois de inspecionar e testar os itens iniciais produzidos. A isso frequentemente se seguirão inspeções e testes periódicos de amostras sequentes, do fluxo de produção. Os atributos ou características sendo inspecionados e testados, os procedimentos ou métodos de inspeção e teste bem como a periodicidade de inspeção e procedimentos de testes, são geralmente definidos na norma do produto ou no acordo de homologação.
Em muitos casos não há menção sistema da qualidade do fornecedor ou verificação deste, embora este deva constituir os meios de manter a conformidade do produto às normas da qualidade. Contudo, algumas agencias reconhecem que tal sistemática não é mais em ramos industriais com rápida taxa de desenvolvimento tecnológico, se não é que realmente isso tenha sido válido alguma vez no passado. Nesses, casos a agencia exige que o fabricante disponha de um sistema da qualidade que forneça a garantia de que os produtos futuros estarão de acordo com a norma estabelecida pelas unidades já aprovadas. A homologação pode exigir que um sistema de qualidade da qualidade atenda a determinada norma nacional ou internacional de qualidade de compras.
Com esse procedimento, as normas de referência tornam-se as normas do produto e as normas da qualidade apropriada. Esse tipo de homologação envolve auditorias da qualidade como parte tanto da avaliação inicial como das revisões subsequentes.
Os relacionamentos entre as partes da auditoria para esse tipo de homologação são:
1. Cliente. A agencia homologadora baseada na solicitação da organização que busca a homologação.
2. Auditada. O produtor dos bens ou serviços a serem homologados
3. Auditor. Empregado da agencia homologadora ou auditores contratados peça agencia.
PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
A certificação é uma vantagens competitiva para as empresas e um fator de desenvolvimento para o país. Assim