Processo de Certifica o da RAS
As propriedades rurais são avaliadas segundo 94 critérios, distribuídos em dez princípios gerais:
1. Sistema de gestão social e ambiental.
2. Conservação de ecossistemas.
3. Proteção da vida silvestre.
4. Conservação dos recursos hídricos.
5. Tratamento justo e boas condições de trabalho.
6. Saúde e segurança ocupacional.
7. Relações com a comunidade.
8. Manejo integrado dos cultivos.
9. Manejo e conservação do solo.
10. Manejo integrado dos resíduos.
Segundo documento "Normas para Agricultura Sustentável, Rede de Agricultura Sustentável, versão Novembro de 2005", alguns dos critérios são críticos (tabela 1). Uma propriedade deve estar completamente de acordo com o critério crítico para que ela possa ser certificada ou para que sua certificação possa ser mantida. Qualquer propriedade que não cumpra um critério crítico não será certificada ou a certificação será cancelada, mesmo que todas as outras exigências para certificação tenham sido atendidas.
Tabela 1 - Critérios Críticos da norma RAS.
Para ser certificada, a propriedade é auditada por um dos membros da RAS; os quais verificam o cumprimento sob as seguintes condições:
1. Cumprimento geral de no mínimo 80% com base em todos os critérios da Norma para Agricultura Sustentável / RAS e os critérios e indicadores adicionais respectivos para cada cultura;
2. Cumprimento de pelo menos 50% dos critérios de cada princípio da Norma para Agricultura Sustentável / RAS;
3. Não ter não-conformidades em critérios identificados como críticos. Os critérios críticos não têm peso adicional na qualificação da propriedade, contudo, a certificação não é outorgada até que a propriedade cumpra com todos os critérios críticos da Norma para Agricultura Sustentável / RAS.
A equipe de auditoria também pode atribuir uma observação. Uma observação indica áreas que necessitam de melhoramento contínuo ou aspectos que podem converter em não-conformidade com apenas uma pequena piora no