O que é selo verde
O selo verde pode ser reconhecido internacionalmente pelos consumidores de madeira e produtores derivados, como móveis e estruturas para a construção civil. Desta forma o comprador pode ter certeza que adquiriu um produto que não agride as florestas tropicais.
O Selo verde surgiu a partir da crescente preocupação ambiental dos consumidores, principalmente do mercado europeu. Foi quando governos e organizações não governamentais (ONGs) de vários países formularam um conjunto de normas para regular o comércio de produtos provenientes das florestas tropicais através de acordos internacionais. Ficou definido que as madeireiras que possuem o selo verde deveriam comercializar apenas produtos retirados das florestas de forma ambientalmente correta e enquadrados em um plano de manejo certificado por organismos internacionalmente reconhecidos.
Certificação Ambiental
O Selo verde surgiu com a crescente preocupação ambiental dos consumidores, e vem ganhando adeptos em todo o mundo. Devido a essa preocupação, governos e organizações não governamentais (ONGs) de vários países formularam um conjunto de normas para regular o comércio de produtos, provenientes das florestas tropicais através de acordos internacionais.
Para fazer as melhores escolhas no ato da compra, além de qualidade e preço, é preciso avaliar a maneira como os produtos foram desenvolvidos para não incentivar a agressão ao meio ambiente e à sua saúde. É necessário, também, observar a preocupação das empresas em promover seu crescimento sustentável.
O Brasil tem participado da certificação ambiental de diversas formas, tanto usando selos internacionais como lançando os seus próprios selos.
Antenado com essas tendências ambientais e em busca de produtos e empresas socioambientalmente responsáveis, o Instituto Brasileiro de Florestas desenvolveu o Selo Plante Árvore que está em conformidade com a legislação ambiental vigente e de acordo com o modelo proposto pela Norma ISO 14020 para