ALegre
11 de novembro de 2010
Por: Daiane Santana • Categorias: Geral
Você com certeza já viu algum selo ecológico por ai, vários produtos estão vindo com estes selos, porém nem todas as pessoas percebem, até mesmo por causa da credibilidade que se tem ao ser certificado.
Produtos orgânicos, reciclados, biodegradáveis, máquinas com consumo menor de energia e vários outros, ganham cada vez mais a preferência do consumidor. Por isso, foram criados os selos ecológicos ou a rotulagem ambiental, que é responsável por identificar os produtos “ecologicamente corretos”.
Fonte: Google
Tudo isto vem da Rotulagem e declarações ambientais que fornecem informações sobre um produto ou serviço em termos do seu caráter ambiental global, um aspecto ambiental específico ou qualquer número desses aspectos, que consiste na atribuição de um selo ou rótulo a um produto ou serviço para informar sobre seus aspectos ambientais.
Sendo assim, veja alguns selos:
Forest Stewardship Council (FSC)
O que certifica: áreas e produtos florestais, como toras de madeira, móveis, lenha, papel, nozes e sementes. Como: atesta que o produto vem de um processo produtivo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente viável. Dez princípios devem ser atendidos, entre eles a obediência às leis ambientais, o respeito aos direitos dos povos indígenas e a regularização fundiária. www.fsc.org.br
Outro selo dessa categoria: Ceflor
ISO 14001
O que certifica: sistema de gestão ambiental de empresas e empreendimentos de qualquer setor.
Como: em sua operação, a empresa deve levar em conta o uso racional de recursos naturais, a proteção de florestas e a preservação da biodiversidade, entre outros quesitos. No Brasil, quem confere essa certificação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ao contrário das demais certificações, não há um selo visível em produtos. Para saber se uma empresa tem o ISO 14001, deve-se