Arranjo Físico
Um planejamento mal feito pode afetar a capacidade e a produtividade da empresa, e causar interrupções no processo, também pode ocorrer em estoque de materiais, longos tempos de processamento e atrasos nas entregas dos pedidos. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores.
Arranjo Físico de Posição Fixa: utilizado para projeto aonde o produto permanece fixo em um determinado local e os funcionários são direcionados para trabalhar neste produto. A imobilidade do produto é devido a peso, tamanho e formato.
Exemplo de produtos que utilizam este tipo de arranjo físico: construção de navios, locomotivas, prédios, represas e etc.
Arranjo Físico de Processo: reúne estações de trabalho de acordo com as funções a serem desenvolvidas, as máquinas são agrupadas com as mesmas funções formando um departamento por onde caminham os produtos.
É mais utilizada em processos intermitentes, como a produção por lotes ou encomendas, quando a operação atende diversos clientes por meio da produção de produtos diferenciados.
Vantagens:
utilização de recursos universais
menor custo
maior flexibilidade no tratamento do mix de produtos
o preço dos equipamentos são menores.
Desvantagens:
estoque de materiais em processo.
Arranjo Físico de Produto: os postos de trabalho são colocados de forma linear, linha de montagem.
Cada centro de trabalho é responsável por uma etapa do trabalho e o fluxo de pessoas e