china e india evolução
A evolução da Índia tem como responsável o setor de serviços, os de produtos agrícolas tais como: arroz, trigo, algodão, chá, cana-de-açúcar, juta, sementes oleaginosas, especiarias, legumes e verduras. A criação de aves,cabras,ovelhas,búfalas e peixes também são bem comuns na Índia.
Também são considerados produtos de mineração e o minero de ferro, embora que sejam explorados, o carvão, diamantes, cromita e asfalto natural.
A economia da Índia é a 10°maior do mundo, é a 2° que mais cresce na desigualdade social no país, ao invés de diminuir, aumenta-se cada vez mais.
O setor industrial na Índia está cada vez mais diversificado, as áreas que mais se desenvolvem são as seguintes: aço, equipamentos e maquinam, cimentos, alumínio, fertilizantes, têxtil, juta, biotecnologia, produtos químicos. softwares e medicamentos.
A indústria cinematográfica da Índia merece destaque e o país que mais produz filmes anualmente e o país chamado de Bollywood.
A Índia passou a crescer após as reformas econômicas que ocorreram em 1991, desde então os níveis de pobreza, desnutrição e o analfabetismo histórico no país estão diminuindo lentamente.
Nós últimos anos o governo continuou gastando mais do que deveriam, no que ocorreu um aumento da dívida externa do país.
A Índia pode ser considerada como uma potência em sua região e que se torna uma das potências mundiais do século XXI.
AULA3: DESENSOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA
EVOLUÇÃO DA CHINA E SUA IMPORTÂNCIA NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
O desenvolvimento econômico da China teve um rápido crescimento, tirou um grande numero de chineses do estado de pobreza, mas ainda há muitos países pobres. De 1980à 2004 o produto interno bruto (PIB)da China registrou uma média de crescimento real de 9,5%, tornando-a a sexta maior economia mundial.
A integração da China à economia mundial é refletida principalmente no rápido crescimento de seu papel no comércio internacional, cuja participação total